top of page

O que NÃO é Branding?

Talvez um texto com o título do que não é Branding em uma página que justamente aplica tal ferramenta em seus projetos e conteúdos, pode causar certa estranheza. Mas, em uma coisa temos que concordar, as regras do jogo ficam muito mais claras quando entendemos os nosso limites de atuação, não é mesmo?




Pois bem, o que já podemos adiantar é que o Branding não é uma ferramenta única, exclusiva, ele é na verdade um modelo de gestão. E “gerir algo” é “executar”, é “fazer”, é “ação”, sendo assim, é algo intangível (não visível).


E por ser a base estratégica do que é tangível (ou seja, o que as pessoas, de fato, veem), muitas vezes o Branding acaba sendo confundido com Identidade Visual, Logo, Marketing, Gestão de Mídias Sociais, entre outros aspectos “visíveis” de uma marca.

Porém, o que muitas pessoas não se atentam é que, para chegar nesses aspectos tangíveis, é preciso ter um motivo para escolher esses pontos, é preciso ter uma estratégia por trás para definir de forma autêntica o porquê de determinada logo, o porquê de determinada postagem, o porquê de determinado brinde, e por aí vai.


E se você não tem essa estratégia, você (ou o próprio fornecedor que executa esses aspectos visíveis - o designer, o arquiteto, o social media, etc) acaba simplesmente copiando o que o mercado faz, ou seja, torna-se apenas mais um negócio comum no mercado, que se posiciona como todos fazem.


Logo, como já apresentado no spoiler do texto logo acima, branding não é uma ferramenta única, ele é a base que engloba todos esses pontos, é a soma de todo um processo, que é desenvolvido e consolidado dia após dia, visando a diferenciação no mercado e a criação de valor na mente dos consumidores.



Pelo próprio nome já conseguimos identificar que por ser Brand (marca em inglês) + -ing (gerúndio no inglês), o Branding é um modelo de gestão, uma gestão contínua da marca. Algo executado a longo prazo, uma vez que deve ocorrer essa gestão por todo tempo de existência da marca.


Agora, caro leitor, você já sabe o que não é Branding. E já terá a percepção de engano quando algum conhecido falar que realizou o “Branding” do seu negócio após criar uma nova identidade visual; ou novo layout de rede social; ou novas estratégias de marketing para captação de vendas. E até poderá orientar essa pessoa, mostrando que Branding não é só isso, Branding é uma gestão integrada da marca como um todo.


Comments


bottom of page