Uma coisa nós podemos afirmar: Marketing e Branding são duas ciências DIFERENTES, mas que estão interligadas, se equilibram. Até o final desse post, você vai compreender isso em definitivo e saber qual a real diferença entre Branding x Marketing!
Antes de entendermos as diferenças entre Branding e Marketing, precisamos aprender um pouco mais sobre essas duas metodologias:
O que é Branding?
Branding é um conjunto de ações estratégicas para gerir uma marca. Essa gestão é um processo contínuo, como em um ciclo. Cada ação deve estar completamente alinhada à marca, ao seu posicionamento, valores e essência, de forma a torná-la forte e sustentável. Aqui você confere tudo o que precisa saber sobre Branding e marcas, significado e objetivos.
O objetivo do Branding é conectar marcas e pessoas. É construir marcas fortes e únicas no mercado, de forma a diferenciá-las da concorrência, principalmente através de sua reputação na mente e no coração das pessoas.
O que é Marketing?
Segundo Philip Kotler, considerado o pai do Marketing: "Marketing é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros."
Então, é um conjunto de inteligências, ações e ferramentas usadas para promover ou apresentar produtos, serviços e marcas às pessoas. O objetivo do Marketing é criar relacionamento com o público-alvo através da identificação de seus desejos.
Enfim, quais são as diferenças entre Branding e Marketing?
As principais diferenças são:
Branding é identidade. Marketing é mensagem.
Branding é reputação. Marketing é comunicação.
Branding é reconhecimento. Marketing é divulgação.
Branding é atenção. Marketing é estímulo.
Branding é conexão. Marketing é relacionamento.
Branding é transformação. Marketing é descoberta.
Branding gera lealdade. Marketing gera vendas.
Branding gera fidelização. Marketing gera influência.
Branding é uma estratégia contínua que tem um único objetivo: posicionar e diferenciar marcas fortes e únicas. Já o Marketing, pode mudar a estratégia de acordo com o objetivo - por exemplo, uma campanha pode ter o objetivo de gerar vendas, alcançar mais pessoas ou divulgar um novo produto.
Esses dois universos estão interligados porque não existem marcas fortes, sem que o público conheça a existência delas. Da mesma forma que, não existe campanha de Marketing de sucesso, se a promessa feita por ela não for entregue ao cliente.
Consistência e coerência geram valor, valor gera reputação e reputação gera conexão; conexão gera relacionamento e relacionamento gera venda.
Sendo assim, percebemos a lição principal: o Branding vem antes do Marketing.
Antes de uma marca comunicar ou divulgar seu produto ou serviço, gerar vendas e alcançar pessoas, ela precisa entender quem ela é, o porquê ela existe, com quem ela deve se relacionar. Por isso, a etapa de apresentar a marca no mercado é posterior à etapa da gestão estratégica, do Branding. E sendo uma marca bem gerida, a ação de marketing posterior será bem mais fácil e fluida.
Comments